05/12/2018 às 10h20min - Atualizada em 05/12/2018 às 10h20min

Morre Tarciso, um dos maiores ídolos da história do Grêmio

Ex-atacante, de 67 anos, tinha um tumor ósseo; o Flecha Negra é o jogador com mais partidas pelo tricolor gaúcho

Fonte Globo Esporte

Foto Beto Azambuja / GloboEsporte.com

A torcida do Grêmio perdeu um dos maiores ídolos de sua história. Morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 67 anos, José Tarciso de Sousa, mais conhecido como Tarciso Flecha Negra. Campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes em 1983, ele é o segundo maior goleador da história do clube, com 226 gols.

A morte do ex-jogador foi confirmada por seu gabinete na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Vereador pelo terceiro mandato consecutivo na capital gaúcha, ele lutava contra um tumor ósseo e estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, há poucos dias.

O velório de Tarciso começa às 8h desta quarta-feira, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz, a partir das 18h. O prefeito Nelson Marchezan Jr. decretou luto oficial de três dias na cidade.

Nascido em São Geraldo, no interior de Minas Gerais, Tarciso iniciou a carreira no América-RJ. Foi no futebol gaúcho, porém, que deslanchou. Chegou ao Grêmio em 1973 e defendeu as cores azul, preto e branca por mais de uma década, até 1986.

É o recordista de jogos com a camisa do Grêmio, com 721 partidas. Em número de gols, só perde para Alcindo, que marcou 264. Foram 226 gols.

Sua passagem se confunde com a era mais vitoriosa da história do clube. Tarciso esteve presente na conquista do Gauchão de 1977, que quebrou a hegemonia de oito anos do Inter no Rio Grande do Sul. A partir daí, Tarciso enfileirou títulos coma a camisa gremista: ergueu o Brasileirão de 1981, a Libertadores e o Mundial em 1983. Ao todo, foram cinco campeonatos gaúchos (1977, 1979, 1980, 1985, 1986).

O Grêmio se manifestou sobre a morte de Tarciso em seu perfil oficial no Twitter. Na publicação, o clube enalteceu a garra e a alegria do ídolo e desejou força a familiares e amigos.

– É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de um dos maiores ícones da história de nosso Clube: Tarciso Flecha Negra, campeão mundial e atleta que mais vestiu nossa camisa nos deixou nesta madrugada. Descanse em paz, Flecha Negra. Teu nome, tua garra e alegria jamais serão esquecidos. Desejamos aos familiares, amigos e torcedores muita força neste momento.

Em postagem no Twitter, o Inter também lamentou a morte do atacante e prestou solidariedade a amigos e familiares

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »