08/11/2018 às 09h28min - Atualizada em 08/11/2018 às 09h28min

Belo Horizonte recebe encontro sobre disfunção temporomandibular e dor orofacial

Evento acontece a partir dessa quinta-feira e vai até domingo no Hospital Mater Dei

uai.com.br

(foto: Reprodução/Internet/imovbsb.com)

A partir dessa quinta-feira, até o próximo domingo, o Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, abre as portas para receber o 1º Meeting Internacional de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Sob a coordenação dos presidentes, os especialistas em dor orofacial Rafael Tardin, Eduardo Januzzi e Ricardo Tanus, o evento tem o apoio científico do hospital, da Sociedade Brasil do Estudo da Dor (SBED), da Sociedade Portugal de Dor Orofacial (SPDOF)e da Sociedade Brasil de Dor Orofacial (SBDOF).

Com um time multidisciplinar de especialistas, inclusive cinco palestrantes internacionais que figuram entre os mais entendidos sobre o tema no mundo, a iniciativa tem abordagem clínica e é voltada para profissionais e estudantes na área de saúde, como médicos, dentistas, cirurgiões dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, entre outras pessoas que trabalham com o foco na dor.

Segundo Rafael Tardin, o objetivo do encontro é discutir os principais gargalos e problemas com os quais os profissinais se deparam na área clínica em relação a bruxismo, cefaleia, distúrbios do sono, disfunção temporomandibular, dor neuropática (relacionada a lesões no sistema nervoso), entre outras dores ligadas a cabeça e pescoço. "Queremos salientar a importância dessa especialidade, extremamente específica. Muitos profissionais da saúde não têm conhecimento adequado sobre o assunto e a população, diante do problema, não sabe quem procurar", diz Rafael.

Na programação, workshops e palestras, sempre entre 8h e 18h. No primeiro dia, de forma inédita, os participantes terão a oportunidade de integrar, com um qualificado e seleto grupo de profissionais, workshops com temas atuais e relevantes para a prática clínica no setor. A intenção, no fim das contas, é melhorar a qualidade de vida dos pacientes. "Procuramos promover discussões científicas com ênfase na prática clínica, de uma forma humanizada entre os diferentes profissionais da área de saúde", divulgam os organizadores.

São 230 vagas para participar do evento, e 210 pessoas já se inscreveram. Para quem tiver interesse em participar, é só comparecer ao local, no horário marcado, e efetuar a inscrição na hora.

Confira os principais temas que serão pauta no evento e os profissionais responsáveis por discorrer sobre cada um:

» Interface Sono\SAHOS\ Bruxismo e Dor (Gilles Lavigne e Cibele Dal'Fabbro)

» Viscossuplementação da ATM: perspectivas atuais (Eduardo Grossmann, Eduardo Januzzi, Luca Guarda Nardini, Luciano Ambrósio, Pedro Oliveira, Rafael Tardin e Ricardo Tanus)

» Artrocentese da ATM (Luca Guarda Nardini, colaboradores Eduardo Grossmann e Antônio Albuquerque de Brito)

» Cirurgia Artroscopica da ATM (David Sanz, colaborador Antônio Albuquerque de Brito)

» Bloqueios periféricos no controle das dores Orofaciais de difícil controles (Wagner Hummig)

» Abordagem centrada na pessoa: interface do eixo I e II e o seu manejo clínico (Ariovaldo Junior)

Mais informações, acesse:
oxfordeventos.com.br/dtmedor/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »