13/03/2018 às 13h44min - Atualizada em 13/03/2018 às 13h44min

Batalhão de Colatina comemora seu 26º Aniversário

Fonte PMES

Foto Reprodução PMES

O Batalhão de Colatina realizou nesta terça-feira (13), na sede da Unidade, uma solenidade alusiva ao seu 26º Aniversário de criação, que ocorreu na última segunda-feira (12).

A solenidade contou com um público de aproximadamente 150 pessoas, ressaltando a presença do Sr Cel Haroldo Magalhães Picalo Junior, Comandante do CPO Noroeste, o Sr Ten Cel Rômulo Souza Dias, Comandante do 8º BPM, e o Sr Ten Cel Werison Risperi, Comandante do 12º BPM, Sr Cel RR Rubens Ricardo Maciel Barcelos, Sr Dr Landulpho Lintz, Superintendente da Regional Norte PCES, Sr Sérgio Meneguelli, Prefeito de Colatina, entre diversas autoridades civis e militares.

Na oportunidade além dos tradicionais ritos militares, ocorreu homenagem aos militares que recém ingressaram a Reserva Remunerada, como também entrega de uma singela lembrança a jovem Letícia Maldonado Alves, que em oportunidade anterior convidou os militares de serviço do município de Baixo Guandu a participar de seu aniversário de 16 anos, gerando comoção ao Comando do 8º BPM.

Segundo o Ten Cel Rômulo, “as palavras hoje são de felicidade e carinho, agradecendo ao efetivo da Unidade pelos serviços prestados, pois apenas com o apoio de toda tropa, o 8º Batalhão conquistou reduções de índices dos crimes contra a vida e patrimônio”.

Após o fora de forma, a tropa formada e os convidados participaram de um coffee break com o cântico de parabéns e corte do bolo alusivo ao aniversário da Unidade.

Histórico:

Em 25 de fevereiro de 1976 foi destacada no município de Colatina a 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar (Nova Venécia), que funcionava onde hoje é a sede da 15ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no Bairro Marista.

Em 1988, o 2º BPM foi reorganizado, e o destacamento de Colatina passou a ser a 2ª Companhia do 2º BPM, nome que ostentou até 27 de março de 1992, permanecendo durante esse período com um único comandante, o Cap PM Ailton Romais.

Em 24 de fevereiro de 1992, através do Decreto nº 3317-N, por iniciativa do então Comandante Geral, Coronel PM Luís Sérgio Aurich, o Governador do Estado, Dr. Albuino Cunha Azeredo, promoveu uma ampla organização estrutural para que assim Colatina pudesse atender parte da região norte.

Em 12 de março de 1992, através do Decreto n° 3326-N foi inaugurada a Oitava Unidade Operacional da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, instalada em 27 de março de 1992, tendo como seu primeiro comandante o Tenente Coronel Sebastião Duarte Wanzeller, permanecendo a estrutura física neste local até os dias atuais.

Hoje, subordinado ao Comando de Polícia Ostensiva Noroeste, o 8º Batalhão tem como responsabilidade territorial os municípios de Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, São Domingos do Norte, Alto Rio Novo, Pancas e Governador Lindenberg. O atual Comandante da Unidade é o Tenente Coronel Rômulo Souza Dias e tem como Subcomandante o Major Taciano Ramsés Barbosa Grampinha.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »