25/03/2021 às 23h05min - Atualizada em 25/03/2021 às 23h05min

Pesquisa mostra que 84% dos lojistas já demitiram desde início da crise, diz Alshop

Cerca de 53% das empresas consultadas temem que a continuidade da crise leve a um fechamento definitivo e a novas demissões; a Alshop representa aproximadamente nove mil pontos.

Fonte G1
Vendedora usa máscara em um shopping center de Brasília durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil — Foto: Eraldo Peres/AP

Pesquisa da Alshop, a associação de lojistas de shopping centers, com empresas associadas que representam cerca de nove mil pontos, mostra que 84% dos lojistas já demitiram desde o início da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 53% temem que a continuidade da crise leve a um fechamento definitivo e novas demissões. Pouco mais de um terço dos associados ouvidos (35%) seguem confiantes na recuperação das vendas no pós-pandemia.

A pesquisa aponta que os reflexos da nova onda de fechamento já refletem diretamente na economia. Quase a totalidade dos associados já demitiu e mais da metade teme o fechamento definitivo, o que mostra a gravidade da situação.

"Por outro lado, medidas de ampliação do crédito não chegaram de maneira uniforme aos empreendedores pequenos, que representam 70% das lojas em shoppings centers”, afirmou, em nota à imprensa, Nabil Sahyoun, presidente da entidade.

Ainda segundo o levantamento, para 87% dos lojistas, nos Estados onde os shoppings estão funcionando, o valor médio de compra é de R$ 220, queda de 37% em relação ao mesmo período de 2019. A pesquisa foi realizada neste mês de março.

Link
Notícias Relacionadas »