01/08/2020 às 11h34min - Atualizada em 01/08/2020 às 11h34min

Veja quais são os pré-candidatos a prefeito nos 78 municípios do ES

Faltando um mês para as convenções partidárias, mais de 500 nomes foram anunciados como pré-candidatos pelos partidos

Fonte A Gazeta
Faltando um mês para as convenções partidárias, siglas já confirmam mais de 500 pré-candidaturas majoritárias. Crédito: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Faltando um mês para o início das convenções — quando os partidos batem o martelo sobre quais serão os candidatos — há cerca de 500 pré-candidatos a prefeito no Espírito Santo, considerando os 78 municípios. Nem todos vão "vingar" e realmente aparecer nas urnas eletrônicas.  É comum que partidos abandonem algumas candidaturas em nome de alianças. Mas para saber quais estão no páreo, A Gazeta consultou as executivas estaduais de todos os partidos políticos e perguntou a eles quais são suas apostas. (Veja a relação de nomes abaixo, por cidade).

O registro das candidaturas, pelo novo calendário eleitoral alterado devido à pandemia do coronavírus, será feito até o dia 26 de setembro e, para serem formalizados como candidatos, os nomes devem ser confirmados durante as convenções partidárias, que começam a ser realizadas a partir de 31 de agosto e vão até 16 de setembro.

Antes da mudança no calendário, as convenções seriam realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Políticos e líderes partidários já haviam dito para A Gazeta, no mês passado, que o distanciamento social limitou ações da pré-campanha e acabou adiando fechamento de alianças, mas não impediu que as siglas se organizassem individualmente para definir seus pré-candidatos.

Embora o número de nomes possa cair até o registro, a quantidade de pré-candidatos em 2020, que conta com mais de 500 pessoas, é expressiva se comparada com anos anteriores. Em 2016, o Estado teve 271 candidatos a prefeito. O aumento confirma o que especialistas haviam previsto no início deste ano: com o fim das coligações na eleição de vereadores, os partidos apostam em aumentar o número de candidatos. "O candidato a prefeito dá mais visibilidade para os partidos apresentarem seus candidatos a vereador", disse o cientista político Humberto Dantas.

Por enquanto, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla do governador Renato Casagrande, é o partido com mais pré-candidaturas a prefeito, com 52 nomes. Ele é seguido pelo Republicanos, com 37, e depois vem o PSDB, com 35.

A lista foi feita com com base na relação de nomes entregue por cada partido até a publicação desta reportagem e com as pré-candidaturas que já eram notórias no cenário político.

 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »