22/11/2019 às 11h45min - Atualizada em 22/11/2019 às 11h45min

Fique atento para não cair no golpe do boleto nesta Black Friday

A fraude é aplicada durante todo o ano, mas nesta época os criminosos intensificam a atuação

Fonte Olhar Digital
Uma das fraudes mais recorrentes em lojas online é a do boleto bancário. Na Black Friday, na próxima sexta-feira (29), os consumidores devem ficar atentos às artimanhas usadas pelos criminosos digitais para atraí-los para esse golpe.

Esse crime tem grande potencial porque, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60 milhões de pessoas não têm movimentação bancária ou vínculo com instituições financeiras. Muitos desses cidadãos optam pelo boleto bancário ao fazer compras.

Apesar de ser prática e acessível, essa modalidade de pagamento pode trazer uma série de riscos. Ela é usada por falsificadores durante todo o ano e, apenas em 2019, o número de reclamações relacionadas à fraude que a envolve aumentou 63%.

O consumidor pode ser induzido ao erro de diversas formas. Uma das mais comuns é que ele seja levado a uma página falsa exatamente igual à original – isso ocorre durante uma atualização de boletos no site do banco ou da loja.

Outra vezes, o cliente entra em contato com o fraudador em sites falsos, com ofertas aparentemente imperdíveis, mas que não existem. Há, ainda, o bolware, um vírus que, instalado no computador da vítima, altera os dados da cobrança digital e endereça o valor para a conta do falsário.

Então, o primeiro passo para não cair nessa fraude, é evitar compras em sites duvidosos e sempre concluir a compra nas plataformas oficiais. “É importante analisar o valor do boleto e a numeração do código de barras. Além disso, desconfie de erros de português ou formatação, bem como de boletos enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp”, indica Michael Lopez, vice-presidente e gerente-geral de Total Fraud Protection da Cyxtera.

Se cair no golpe, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência o mais rápido possível com os comprovantes de pagamento. Além disso, vale entrar em contato com o banco ou a empresa relacionados ao pagamento para pedir um reembolso.

Aprovação mais rápida

Quem paga as compras feitas online com boleto tem de esperar um período maior para a aprovação do pagamento – algumas vezes, são até 48 horas. A novidade nesta Black Friday é o Boleto Instant Check, da HubChain Technologies.

Esse sistema monitora o boleto constantemente via blockchain para aprová-lo em até 1 hora após o pagamento. Com isso, quem escolher essa modalidade, vai receber suas compras mais rapidamente, em vez de ter de esperar pela aprovação do pagamento.

Segurança da loja

Sempre que for comprar em um site pela primeira vez, é essencial se certificar de que ele é seguro. Algumas dicas podem ser úteis na identificação de e-commerces de fato confiáveis para as compras. Veja, a seguir, o que observar:
  • Veja se a loja tem selos de certificação;
  • Desconfie de preços muito baixos;
  • Se tiver dúvidas, busque os canais de atendimento;
  • Fique atento às avaliações de clientes;
  • Avalie como a marca reage a reclamações.
Para aproveitar as possibilidades de oferta da Black Friday, uma boa opção é instalar o plugin Olhar Digital Ofertas. Com ele, é possível acompanhar a evolução de preços dos produtos, bem como comparar preços entre lojas e encontrar cupons de desconto especiais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o Portal
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp