08/11/2019 às 11h12min - Atualizada em 08/11/2019 às 11h12min

Alunos do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim, ES, criam app para divulgar artesanato capixaba

Ideia surgiu durante o desafio proposto pela Aderes. O aplicativo funciona como uma espécie de catálogo online que aproxima artesãos de clientes.

Fonte G1/ES
Aplicativo funciona como um catálogo dos artesãos capixabas — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Três alunos do curso de Sistemas da Informação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, desenvolveram um aplicativo para divulgar o artesanato capixaba. A criação venceu uma competição promovida pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e promete aproximar artesãos e clientes de forma rápida e fácil.

A ideia surgiu durante o desafio proposto pela Aderes. Os alunos tiveram três horas para pensar no projeto e, depois, mais três meses para desenvolvê-lo. O aplicativo funciona como uma espécie de catálogo online.

“A gente abre a tela inicial e já se depara com todos os artesãos plotados no mapa do Espírito Santo. O cliente vai poder ter acesso a todos os artesãos com a localização atual deles. Quando você clica e escolhe o artesão, já abre uma tela contendo as informações”, explicou o estudante Fernando Gomes.

Os criadores do aplicativo contam que foi necessário pesquisar sobre o universo do artesanato para encontrar a melhor maneira de ajudar os profissionais.

“Talvez tenha sido uma das maiores dificuldades entender qual era a necessidade, a questão da carteira de artesão, que a gente não tinha ideia de como funcionava”, disse Douglas Gusson.

Para conseguir concluir a prova, contaram com ajuda orientação dos professores. “Nós fizemos várias bancas durante o processo para poder orientá-los, tanto na parte de desenvolvimento quanto na parte de apresentação”, contou o professor Flávio Ido.

“Já era esperado que eles iriam longe, eles são aplicados, alunos de destaque do Ifes, então não é nenhuma novidade que tenham conseguido alcançar esse resultado”, completou

O lançamento do aplicativo aconteceu no final de semana, em uma feira de artesanato realizada na Grande Vitória. Agora, os alunos pensam em criar novos aplicativos, para continuar facilitando a vida dos capixabas.

“A gente já tem alguns e agora é tocar a bola para frente, criar mais aplicativos”, disse Leandro de Oliveira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o Portal
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp