12/09/2019 às 12h39min - Atualizada em 12/09/2019 às 12h39min

Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes é internado em Brasília

Pontes era esperado na Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados para que explicasse a polêmica envolvendo a saída do diretor do Inpe

Fonte Estado de Minas
(foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O ministro Marcos Pontes, chefe da pasta da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), foi internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, na noite dessa quarta-feira (11).

Pontes era esperado na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, para uma audiência sobre a exoneração de Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento será remarcado devido ao estado de saúde do astronauta.

A internação foi anunciada pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. A assessoria do ministro confirma o fato, mas não esclareceu o motivo de ele ter sido hospitalizado. O HFA ainda não divulgou boletim médico.

Pontes, de 56 anos, foi o primeiro (e único) astronauta brasileiro a viajar ao espaço. A viagem ocorreu em 2006, a bordo de um foguete russo.

No governo, o ministro tem sofrido com cortes no orçamento. Recentemente, anunciou que sua pasta não terá dinheiro para pagar bolsas de pesquisas do CNPq até o fim do ano. Na semana passada, fez remanejamento interno no orçamento para pagar o valor referente ao mês de setembro.

A situação até o fim do ano, porém, ainda não está resolvida. Faltam ainda R$ 250 milhões até dezembro para garantir os repasses aos bolsistas. O pedido do ministro é que o dinheiro seja obtido junto do fundo abastecido com recursos recuperados pela Operação Lava Jato, mas ainda não há definição
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o Portal
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp