30/12/2017 às 16h08min - Atualizada em 30/12/2017 às 16h08min

Ministério Público do Rio de Janeiro lança concurso para promotor em janeiro

A remuneração inicial é de R$ 27.500,16. O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte G1

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro divulgará em breve o edital de abertura e inscrições do concurso para promotor de Justiça substituto.

O regulamento autorizando a realização de concurso público foi publicado no Diário Oficial do dia 21 de dezembro – veja o regulamento.

O candidato deve ser a bacharel em direito com, pelo menos, três anos de prática jurídica. A remuneração inicial é de R$ 27.500,16. O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O concurso terá 5 etapas: prova escrita preliminar, provas escritas especializadas, provas orais, prova escrita de língua portuguesa e prova de títulos.

O edital do concurso será publicado em janeiro e as inscrições poderão ser feitas até março. As provas estão previstas para maio, e as posses dos aprovados começarão a partir de janeiro de 2019.

A inscrição provisória será efetuada exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.mprj.mp.br, opção "XXXV Concurso para o MPRJ”.

Todas as vagas serão para reposição de vacâncias – hoje há 32 cargos vagos em toda a carreira, sendo um na classe inicial, para provimento imediato.

Segundo o MP, será o primeiro concurso interiorizado. Quem ingressar na instituição necessariamente começará a trabalhar pelo interior do estado, como Campos, Itaperuna, na Região Norte e Noroeste do Estado. Como grande parte dos cargos da classe inicial foi transferida para a classe intermediária, os aprovados que ingressarem agora iniciarão suas atividades pelo interior do estado até posteriormente chegar às comarcas mais próximas.

Com a retomada das aposentadorias compulsórias daqui a três anos, haverá em média cerca de 15 cargos vagos por ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »