17/04/2017 às 16h49min - Atualizada em 17/04/2017 às 16h49min

Baixo Guandu passa no teste, e ES vai sediar Pan de parapente

Frank Brown foi o grande campeão da primeira etapa do Brasileiro de Parapente, na Rampa de Monjolo. Competição colocou o Estado, mais uma vez, na rota das competições internacionais

Fonte Gazeta Online

Primeira etapa do Brasileiro de Parapente em Baixo Guandu - Divulgação/Hipoxia

A frente fria e a chuva até tentaram atrapalhar, mas o feriado foi de pipas coloridas no céu de Baixo Guandu - ES. A disputa da 1ª etapa do Brasileiro de Parapente, na Rampa de Monjolo, terminou com o capixaba Frank Brown como grande campeão e colocou o Estado, mais uma vez, na rota das competições internacionais: o  local vai sediar em 2018 o Pan-Americano da modalidade.

A etapa capixaba do brasileiro teve quatro, das sete provas, canceladas por conta do tempo ruim para voo. Ainda assim, a rampa passou no teste e foi aprovada para receber a competição internacional no ano que vem. Para o Pan, algumas melhorias precisarão ser feitas, mas a competição já é dada como certa e deve acontecer em março ou abril de 2018.

"A rampa de Baixo Guandu tem uma das melhores condições de voo do país e o do mundo. A gente deu azar com a frente fria, mas tivemos três dias muito bons de competição. Já tive uma reunião com o observador americano, que veio para o Estado avaliar a competição, e algumas coisas a gente vai ter que melhorar. Para as próximas competições pediram um desfile na cidade com as equipes de todos os países que estiverem na disputa, um cronograma mais detalhado com informações precisas sobre o horário de cada atividade e um briefing com os pilotos um dia antes da competição", explicou Frank Brown.

Entre os 30 competidores estrangeiros, só duas mulheres subiram ao pódio na competição. Já para Frank Brown, único campeão entre os dez capixabas que participaram da disputa, a Rampa de Monjolo continua sendo um lugar de sorte.

Frank Brown foi o campeão da Primeira etapa do Brasileiro disputada em Baixo Guandu

Frank Brown foi o campeão da Primeira etapa do Brasileiro disputada em Baixo Guandu - Foto: Arquivo Pessoal

"Terminei duas provas em segundo lugar e uma em nono. A estratégia da competição era essa, ganhar no final. Não adiantava ir bem em uma corrida e ir mal nas outras. É o segundo Brasileiro aqui, e o segundo que eu ganho, fico muito feliz", declarou.

A 2ª etapa do Brasileiro de Parapente acontece em julho, em São Paulo. Os atletas com melhor pontuação na competição nacional garante o direito de disputar as etapas do Circuito Mundial em 2018. Antes disso, o Espírito Santo ainda recebe mais uma competição nacional no mês que vem, quando acontece o Desafio Sudeste de parapente.  

1ª Etapa do Brasileiro de Parapente

Categoria Open

1º Frank Brown

2º Martinho Morais (MG)

3º Washington Peruchi (SP)

Categoria Serial

1º Washington Peruchi (SP)

2º Alfio Junior (RS)

3º Pablo Rodarte (MG)

Categoria Sport

1º Ramon Silva (MG)

2º Fernando Nascimento (RJ)

3º Luiz Dias (SP)

Feminino

1º Mou Yin Kao (Argentina)

2º Marina Olexina (Rússia)

3º Marcella Uchoa (MG)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »