11/01/2017 às 15h30min - Atualizada em 11/01/2017 às 15h30min

Grande Vitória está sem chuva há mais de 20 dias

As últimas chuvas registradas pelo Inmet na Grande Vitória ocorreram entre os dias 15 e 19 de dezembro, quando choveu 60 milímetros

Fonte Gazeta Online

Sol intenso não dá trégua há mais de 20 dias na Grande Vitória - Foto:Bernardo Coutinho

O Espírito Santo sofre novamente com a estiagem. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não chove na Grande Vitória há mais de 20 dias. A boa notícia, segundo o Instituto Climatempo, é que as condições de chuva aumentam a partir da próxima quinta-feira (12).

Seu navegador não suporta elementos de áudio.

As últimas chuvas registradas pelo Inmet na Grande Vitória ocorreram entre os dias 15 e 19 de dezembro, quando choveu 60 milímetros. Foram calculados durante todo o mês de dezembro 96,9 milímetros de chuva na Capital capixaba, quando a média prevista para o período era de 195,2 milímetros. Para janeiro deste ano, a previsão é de 143 milímetros, mas até agora não houve registro de chuvas na região.

Nível crítico dos rios

A vazão do Rio Santa Maria da Vitória chegou a 3.767 litros por segundo nesta quarta, nível abaixo do crítico, que é de 3.800 l/s.

Vazão do Rio Santa Maria da Vitória

Vazão do Rio Santa Maria da Vitória - Foto:Divulgação

No Rio Jucu a situação também é preocupante e falta pouco para chegar ao nível crítico. Segundo o boletim de vazão divulgado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a vazão do manancial está em 7.010 l/s, ou seja, 1.718 l/s acima do nível crítico. 

Em virtude do cenário hídrico no Estado, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vão informar, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta, as medidas que serão tomadas para evitar o agravamento do problema.

Nível do Rio Jucu

Nível do Rio Jucu - Foto:Divulgação

Chuva volta na quinta-feira

De acordo com a previsão do Climatempo, esta quarta-feira ainda é de tempo seco e muito sol e calor. Não há previsão de chuva para a Grande Vitória. Há possibilidade de chuva isolada apenas no Sul do Estado e nas cidades que fazem divisa com o Rio de Janeiro. As temperaturas ficam entre 24°C e 34°C.

Na quinta-feira o ar seco perde força e as possibilidades de chuva aumentam em todo o Estado. A partir da tarde devem ocorrer pancadas de chuva, com possibilidade de temporal acompanhado de raios, principalmente no interior. É válido lembrar que não será uma chuva volumosa e não resolverá o período de seca pelo qual passa o Espírito Santo. As temperaturas giram em torno dos 35°C.

A sexta-feira também terá possibilidade de chuva em todo o Estado. Em Vitória a nebulosidade é maior e pode chover a qualquer hora do dia. Há ainda o risco de pancadas de chuva e temporais acompanhados de raios. A mínima é de 24°C e a máxima 31°C.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »